
Um mergulho cênico no Brasil que assistia tudo pela TV.
O espetáculo 1989, do Coletivo Cê, é um Teatro Documentário que resgata, com linguagem autoral e potente carga simbólica, os acontecimentos do emblemático ano de 1989 — marcado pela primeira eleição direta para presidente após a ditadura militar.
Narrado inteiramente pela televisão, com trechos reais de novelas, comerciais, programas de auditório e telejornais, o espetáculo acompanha uma família do interior brasileiro em frente à TV, revelando como a mídia moldava (e ainda molda) a percepção coletiva da realidade.
Sem falas e com o uso de máscaras e pantomimas, a obra combina crítica social, estética inventiva e memória afetiva, tornando o passado uma lente para entender o presente.
Montado com apoio do ProAC, o espetáculo estreou em Votorantim e já passou por importantes palcos e festivais, como o FIT Rio Preto, Virada Cultural-SP, TUSP, Festival Isnard Azevedo (SC) e Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba, onde foi premiado como Melhor Espetáculo Adulto.


Sinopse
A peça acompanha o cotidiano de uma típica família interiorana do ano de 1989, em frente à televisão, durante a primeira eleição direta para presidente, pós ditadura militar. Através da programação original da época, que conduz a trama, a obra propõe um mergulho lúdico no tempo para refletir sobre os dias atuais.
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 minutos

Ficha Técnica
DIREÇÃO E DRAMATURGIA: Julio Cesar Mello
INTÉRPRETES CRIADORES:
Bruna Moscatelli
Eliane Ribeiro
Hércules Soares
Julio Cesar Mello
CENOGRAFIA: Jaime Pinheiro
FIGURINO: Felipe Cruz
MAQUIAGEM: Samuel Alixandre
ILUMINAÇÃO: Maurício Matos Caetano
GRAMÁTICA GESTUAL: Thiago Alixandre
PRODUÇÃO: Ariane Sampaio
ASS. DE PRODUÇÃO: Bruna Moscatelli
FOTOGRAFIA: Bruno Ducatti
CENOTÉCNICO: Alexandre Malhone
OPERADOR DE SOM E LUZ: Maurício Matos Caetano
