

Dois Dedos, Parágrafo
O projeto emprega a técnica teatral verbatim, com o máximo de realismo possível. “Dois Dedos, Parágrafo”, tem o objetivo de levar ao público histórias reais de professoras da rede pública de ensino. O espetáculo, com uma oitenta minutos de duração. Durante a apresentação áudios originais, captados anteriormente em entrevistas, ficam disponíveis em dispositivos móveis no formato MP3’s, e com a utilização de fones de ouvido as atrizes escutam o depoimento e repetem simultaneamente para o público as palavras exatamente como foram ditas pelas professoras entrevistadas, respeitando pausas, intenções, sotaques e quaisquer outras características pessoais.
Um espetáculo que combina teatro documentário e linguagem visual para reconstruir, com criatividade e crítica, o ano que marcou a primeira eleição direta para presidente após a ditadura militar. Narrado exclusivamente pela televisão da época - com trechos reais de novelas, comerciais, jornais e programas -, o espetáculo acompanha uma família do interior diante da TV, refletindo sobre como a mídia molda percepções, desejos e subjetividades.
Com estética marcada por máscaras, pantomimas e ausência de falas, “1989” propõe uma experiência poética e política, que articula memória, afeto e crítica social.
Desde sua estreia em 2017, a obra tem sido destaque em importantes festivais nacionais e internacionais, recebendo o prêmio de “Melhor Espetáculo Adulto” no 40º Festival de Pindamonhangaba e encerrando a programação do FIT Rio Preto 2024.

