
Uma obra sobre EDUCAÇÃO
O espetáculo "Dois Dedos, Parágrafo", do Coletivo Cê, mergulha na complexidade da Educação e do ambiente escolar a partir do ponto de vista de quem está em sua linha de frente: as professoras. Utilizando a técnica Verbatim, na intenção de fazer ecoar suas vozes, este trabalho revela nuances e contradições fundamentais para se refletir e conhecer mais a fundo um recorte real e documental da rede pública de ensino do Brasil de hoje.


Mulheridades em Cena
A escolha por professoras mulheres cujos depoimentos são falados pelas atrizes deste espetáculo, é parte do desejo de provocar também uma reflexão acerca das graves consequências dos moldes patriarcais no ambiente escolar. O abandono do Estado, assim, reflete não apenas o sucateamento das escolas, mas revela a vulnerabilidade de professoras que precisam se defender de inúmeros ataques e construir seus sonhos para os alunos, muitas vezes, sozinhas, outras com a ajuda deles mesmos, mas majoritariamente, sem um amparo institucional.
Assim, o elenco é composto por cinco atrizes em suas diversas mulheridades, levando à cena sua própria interpretação a cada depoimento, o que enaltece a diversidade de vozes presentes nas histórias reais e enriquece a experiência teatral.

Sinopse
Um atentado em uma escola provocado por um aluno, uma professora que realiza projetos com dinheiro do seu próprio bolso, outra que tem sua vida salva por seus próprios alunos. Essas e outras histórias reais de professoras da rede pública de ensino do Brasil se cruzam e constroem a dramaturgia deste espetáculo que teve sua estreia em novembro de 2023 com o teatro do Sesc Sorocaba lotado, compartilhando esta emocionante trama da qual é difícil passar sem se deixar afetar.

O que é Teatro Verbatim
A técnica Verbatim, que no dicionário significa "literalmente", é um tipo de teatro documental. A intenção é contar, de forma teatral, histórias reais das quais os corpos das atrizes em cena são somente veículos. Durante a apresentação, áudios originais, captados anteriormente em entrevistas, ficam disponíveis em dispositivos móveis no formato MP3 e, com a utilização de fones de ouvido, as atrizes escutam aos depoimento e, cada uma, a seu tempo repete, simultaneamente, para o público as palavras exatamente como foram ditas, respeitando pausas, intenções e quaisquer outras características pessoais identificadas.
O impacto do espetáculo, contado por quem assistiu:
Angela Barros - Atriz e Diretora
Elaine Barros - Professora
Bárbara Quintino - Professora
Sandra Fidalgo - Cantora e Compositora
Daniela Tardelli - Professora
Galeria de Fotos
por Bruno Ducatti



FICHA TÉCNICA
Direção: Julio Cesar Mello
Assistente de Direção: Regina Fonseca
Pesquisa: Bruna Moscatelli, Hércules Soares, Julio Cesar Mello e Regina Fonseca
Elenco: Bruna Moscatelli, Eliane Ribeiro, Fabiana Souza, Gui Miralha, Mariana Rossi
Produção: Ariane Sampaio
Iluminação: Maurício Matos Caetano
Fotografia e Filmagem: Bruno Ducatti
Edição de vídeo: Gustavo Campos e Bruno Ducatti
Música: Isadora Melo - Todo Ar
Entrevista de Rita Reis realizada por Beto Ribeiro no programa Crime e Mistério S/A